PUBLICAÇÕES

Institucional

Brincadeira: Atividade é essencial para a saúde da criança

18 julho 2012 - 10:24

A brincadeira não é apenas um passatempo para as crianças. A atividade é essencial para  o desenvolvimento cardiorrespiratório e muscular dos pequenos, além de contribuir para a redução da obesidade infantil. É o que explica a psicóloga especializada em terapia familiar do Hospital Federal Cardoso Fontes, Vanesca Medeiros.

“É  o brincar de pique, correr, pular corda, amarelinha, elástico, essas brincadeiras são fantásticas para que a criança queime calorias e libere essa energia. Infelizmente, nós vemos pouco isso”.

A psicóloga Vanesca Medeiros acredita que as novas tecnologias estejam contribuindo para o aumento crescente de peso das crianças brasileiras: “Hoje em dia, as nossas crianças estão cada vez mais brincando de videogame, acessando as redes, sentadas, com um saquinho de biscoito do lado, refrigerante. É por isso que as nossas crianças estão apresentando obesidade”.

De acordo com informações do IBGE, uma em cada três crianças com idade entre cinco e 9 anos estão com peso acima do recomendado pela Organização Mundial da Saúde e pelo Ministério da Saúde. O Programa Saúde na Escola do Ministério da Saúde. É feito em parceria com o Ministério da Educação em escolas públicas de todo o país e busca incentivar a prática de atividade física e a alimentação saudável.

 

< VOLTAR